Estudos recentes apontam para a relação direta entre ingestão adequada de água e o alívio nos sintomas da enxaqueca. Confira:

Quem sofre com as temidas crises de enxaqueca sabe como a dor de cabeça pode arruinar os planos de um dia todo. Os gatilhos são diversos e incertos: um dia estressante no trabalho, algumas horas sem comer ou simplesmente a exposição a um ambiente agitado.

Quando ela chega, fica difícil pensar em outra coisa.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 15% da população mundial sofre de enxaqueca. Só no Brasil são 30 milhões de pessoas diagnosticadas com a doença.

Enxaqueca: sintomas, causa e tratamento

Enxaqueca é o nome popular atribuído à migrânea, condição ligada a uma dor de cabeça intensa e episódica. Mais frequente em jovens e adolescentes, principalmente entre pacientes do sexo feminino, a enxaqueca é uma doença provocada por distúrbios neuro vasculares de predisposição genética.

Com sintomas extremamente incômodos, a enxaqueca faz parte da lista de doenças mais incapacitantes classificadas pela OMS. O motivo é claro: crises de enxaqueca vão além da dor de cabeça extrema, causando também náusea, vômito, sensibilidade à luz e ao barulho, visão turva e tontura. Um conjunto de sintomas que leva à total indisposição.

Existem algumas variações para a doença: enxaqueca com aura (aquela em que alterações sensoriais e visuais antecedem a dor de cabeça, sinalizando a crise), enxaqueca sem aura (sem sintomas prévios à dor), enxaqueca crônica (quadro em que a pessoa sente dor de cabeça intensa por, pelo menos, 15 dias no mês) e enxaqueca em salvas (com duração de até 1 hora de dor intensa em um lado da cabeça e em volta do olho, acompanhada de lacrimejamento na vista, com frequência diária).

Para cada quadro há um tratamento correto. Portanto, é indispensável que um médico seja consultado para uma avaliação clínica. Mas, como todas as doenças, hábitos diários são capazes de prevenir e aliviar os sintomas da crise. Dentre eles (e talvez o principal deles) está o consumo adequado de água.

A importância da hidratação para o controle dos sintomas

A importância da ingestão de água é assunto recorrente por aqui, principalmente quando a pauta é saúde. Apesar dos esforços das autoridades de saúde para promover melhores hábitos de hidratação entre a população, algumas pessoas ainda têm dificuldade em relacionar o consumo adequado de água com seus benefícios diretos e acabam não depositando a atenção necessária para o tema.

Para o caso da enxaqueca, em específico, a importância da água tem uma explicação simples: de acordo com especialistas, quanto menos hidratado o organismo está, menos volume de sangue se cria, o que leva à dilatação dos vasos sanguíneos. A perda dos eletrólitos causada por esse processo pode gerar sinais de dor.

É o que mostra um experimento publicado pela Academia Americana de Neurologia. Para entender o efeito da hidratação adequada em pacientes com dor de cabeça crônica, os pesquisadores juntaram um grupo de pessoas com essa condição e as separou em dois grupos menores.

Os pacientes do primeiro grupo receberam uma dose de placebo, já o segundo grupo foi instruído a ingerir 1,5 litro a mais de água em relação à quantidade já consumida em suas rotinas.

Após duas semanas de experimento, os cientistas constataram que os participantes da pesquisa incluídos no segundo grupo sentiram 21 horas de dor a menos durante todo o período do que os participantes do grupo do placebo, além de relatarem diminuição na intensidade das dores de cabeça.

Evite substituições

Além disso, não se recomenda que a ingestão de água seja substituída por outras bebidas, como o café ou refrigerantes. Apesar da crença de que o café alivia os sintomas da enxaqueca, estudos mostram que a cafeína pode desencadear crises da doença.

Esse indício foi mencionado em uma pesquisa recente que esclarece que o café e outras bebidas cafeinadas não devem ser utilizados como tratamento, pois seu efeito é incerto, às vezes prejudicial, às vezes benéfico.

Como bem aconselha a linguagem popular: é bom não dar sorte ao azar.

E ainda sobre a hidratação, vai um lembrete. O ideal é que a água seja consumida em temperatura ambiente, já que bebidas geladas também podem ser agravantes para a dor.

A IBBL é especialista em água pura. Pode contar conosco se precisar de ajuda para se hidratar com qualidade e cuidar da sua saúde. Conheça nossas soluções no site e nos siga nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades e tirar suas dúvidas. É só procurar por IBBL Brasil. ?

Referências

https://well.blogs.nytimes.com/2011/08/15/really-the-claim-to-prevent-migraines-drink-more-water/?partner=rss&emc=rss

https://sbcefaleia.com.br/index.php